O hospital foi criado em 1857 pela comunidade lusitana quando Pelotas tinha então 45 anos e acompanhou o desenvolvimento do Município.
A instituição pelotense seguiu os modelos de outras Beneficências Portuguesas que se instalavam no País, com o objetivo de amparo às famílias portuguesas. Quando criada, a Beneficência daqui possuía apenas seis leitos e foi inspirada na casa de Porto Alegre, que tinha na cidade de Pelotas em torno de 254 sócios.
Um ano após a fundação, e graças à doação do casal Fontoura de Leitão, a Beneficência Portuguesa começou a se estabelecer no local onde está situada até hoje. Com o crescimento da cidade e do número de sócios, a Beneficência Portuguesa de Pelotas começou a se tornar um local de amparo não apenas da comunidade lusitana, mas para toda a comunidade pelotense.
Passado mais de um século e meio a Beneficência Portuguesa é um hospital de referência não só em Pelotas, mas em toda a região sul do Estado. Atualmente disponibiliza em torno de 220 leitos divididos em sete unidades, UTI de alta complexidade com dez leitos e inúmeros serviços em diversas especialidades.
A Beneficência Portuguesa, possui ainda um plano de saúde, o Saúde Maior, que este ano completou 14 anos de atividades com mais de 15 mil associados e com Pronto Atendimento próprio, que atende também outros convênios.
Em 2010, o Serviço de Nefrologia completou 40 anos de serviços ininterruptos. Além disso, a instituição comemora o início da construção da nova Unidade Cardiológica de Terapia Intensiva, com dez leitos, as reformas do novo refeitório e no Serviço de Prontuário do Paciente (SPP), a modernização da maternidade, a sinalização interna e outras ações de melhorias.
Esta é minha nova casa que completou este ano 153 anos. Desde o dia 22 de setembro sou funcionário, meu setor é a ala São Pedro que é composta de 25 leitos, recebemos pacientes particulares e convênios.
Esta é a equipe da São Pedro, onde fui muito bem recebido por todos, espero também que todos tenham gostado de minha pessoa. A equipe é composta por Michele, Jéssica, Leandro, Jôse, Dulce, Mari, Rafael e eu.
Nesta foto estão Mari,Lizandra, Michele, Inês, Eu, Leandro, Jéssica e Jôse.
Não posso deixar de falar de nossa chefe geral da enfermagem Carolina Casalinho que me apoiou em minha contratação e me deixou a vontade para que eu podesse apresentar um bom trabalho, muito obrigado.
Meu abraço hoje vai para todos funcionários do Hospital Beneficiência Portuguesa, em especial para meus colegas da São Pedro.
Parabéns pela matéria e pela maneira como conseguiu descrever a história e a evolução da Instituição! E como colega, digo seja bem-vindo a casa!
ResponderExcluirOlá meu amigo Leandro,
ResponderExcluirObrigado pelas considerações, e como colega de jornada de trabalho espero ficar junto de vcs na São Pedro por muito tempo.
Grande abraço