Dia 13 de junho para poucos foi uma data muito importante, poucos para não dizer somente para mim.
Há 5 anos atrás em 2007 nascia a AEFM Associação Encruzilhadense de Futebol de Mesa, fundada devido a uma instantânea mudança de cidade que realizei, logo, não consegui ficar muito tempo sem jogar futebol de mesa, conversando com dois melhores amigos naquela época em Encruzilhada do Sul ( Christian Cruz e Anderson Santos), fundamos a 1ª associação de futebol de mesa da cidade.
Irei tentar fazer uma retrospectiva de minha querida entidade:
2007
O predomínio foi de adolescentes, época de aprendizagem para quase todos, os jogos eram disputados na garagem da minha casa, chegamos a atingir 18 botonistas no 1º Campeonato Encruzilhadense, mas o fim do 1 turno aconteceram algumas desistências, pensei que o importante era que conseguissemos encerrar as atividades do ano corrente para que tivessemos tempo de programar melhor o ano seguinte, mas aconteceu mais um obstáculo, mudei de residênciae ficamos sem local para jogar justamente na fase final, mas uma alma abençoada chamada Diego Avila sedeu sua garagem para a realização dos jogos e de quebra comprou uma mesa para associação. Lembro também que as atividades se encerraram na casa do Christian com o torneio de encerramento.
Finais na cada do Diego Avila.
2008
Com a aquisição de alguns botonistas adultos, conseguimos por influência de André Silva uma belíssima sede nas dependências do Clube Encruzilhadense, fomos atrás de patrocínio e através de Antônio, proprietário do Ki Barato compramos mais duas mesas, começamos a competição com 20 botonistas mas após o 1º mais uma vez aconteceram desistências, mas remanejamos nosso calendário e realizamos sem dificuldades as 6 principais competições que tinhamos programado.
Nova sede
Em conversa com um dos botonistas mais antigos da entidade, Fernando Lemos, surgiu a idéia de filiar a entidade na Federação Gaúcha de futebol de mesa, calculamos as dispezas, fomos atrás da documentação, realizamos rifas, conseguimos patrocínio com o ex vereador agora secretário da saúde Pedrinho e realizamos mais um objetivo, a AEFM estava filiada na FGFM, fiz contato com Marcos de Pelotas e comprei uma mesa oficial para a prática, mas fez questão de nos visitar, passou um pouco de sua experiência e conheceu a fria Encruzilhada.
Marcos entregando a mesa oficial
Esperamos o tempo de carência previsto pela FGFM e em novembro fomos disputar a 1ª competição por Encruzilhada do Sul, foi a Taça RS, equipe composta por Joni Nunes, Christian Cruz e Jhonatan Quadros.
Encerramos o ano com muita empolgação e com a gurizada muito motivada, conseguimos em primeiro momento filiare 7 técnicos na FGFM.
2009
Pensamos em uma nova fórmula de disputa no 3º Campeonato encruzilhadensepara que todos botonistas tivessem mais motivação e com maior possibilidade de disputar titulo, das 4 etapas classificatórias tivemos 3 campeões, a grande final foi entre Joni x Christian, jogo que ficou na memória e gravado em vídeo.
Entramos para a história do futebol de mesa quando fomos disputar o estadual por equipes em Porto Alegre no Estádio Olímpico com 3 botonistas juniors, sendo a mais nova equipe em uma disputa desta competição. Nesse mesmo ano os mesmo 3 garotos participaram do estadual juniors, e logo mais tarde Joni e Christian disputaram também o estadual individual.
Christian, Joni, Juliano e Jhonatan no estadual por equipes.
2010
Mudança de sede, o Clube Encruzilhadense mudou sua diretoria, alugaram nossa sala sem ao menos avisar, nossas mesas estavam como um lixo a ser dispejado, ainda bem que o cordenador de esportes da cidade sensibilizou - se com a situação e nos forneceu um bom espaço no ginásio Rodolfo Taborda.
Sede Rodolfo Taborda
A diretoria da entidade era comandada por Christian Cruz, este, teve a idéia de organizar o 1º torneio de equipes da AEFM, que foi um sucesso, este ano também foi marcado pelo ano em que os botonistas mais treinaram para as competições.
Estavamos cada vez mais fortes, levamos 3 garotos para a disputa do estadual juniors em Porto Alegre, Juliano com a 5º colocação e Jhonatan em 6º não foram aos troféus por detalhes.
No estadual por equipes outra novidade, homem aranha ou lambe graxa, Ederlim fez parte de nossa equipe onde realiamos boas partidas, na taça rs Joni e Ederlim nos representaram onde quase biliscamos o troféu com o 5º lugar.
Ederlin, Joni, Christian e Juliano no equipes.
Joni e Christian estadual.
Uma grande conquista da AEFM foi o título de Jhonatan Quadros no torneio de aniversário da APFM em Pelotas de forma invicta.
Jhonatan recebendo o troféu de seu eterno tio.
2011
21 botonistas na disputa do 5º Encruzilhadense, os treinos eram intermináveis todos dias, todo mundo muito empolgado, alguns mostrando uma significativa melhora em seu nível técnico e a tabela mostrando o equilíbrio total de um bom nível.
No estadual juniors 5 botonistas participaram, fizemos um acampamento em minha casa com Evilásio, Eduardo, Christian, Vladimir, Jhonatan, Juliano todos dormindo em meu quarto, inesquesível, o equipes não conseguimos disputar por alguns terem compromissos na data.
Evilasio, Juliano, Jhonatan, Eduardo e Vladimir, no juniors.
Após isso as coisas desandaram, por alguns problemas pessoais tive que voltar para minha terra natal, era o que eu menos queria naquele momento, mas me encontrei sem alternativas, acabou tudo, tudo o que eu ajudei a criar, parece que eu estava ajudando a terminar, dar um fim, todo muno empolgado e tivemos que encerrar a competição no caminho.
Voltei para Pelotas mas mesmo assim fiz minha última participação com a camisa de Encruzilhada, foi no estadual acabei a competição em 5º lugar, foi muito emocionante queria muito ter chegado na zona de premiação pois estava com o discurso pronto para passar sobre o fim da entidade.
O que tiro de proveito:
Foi pela minha entrega e minha dedicação a esta entidade, fomos considerados o futuro do futebol de mesa devido ao auto número de jovens que jogava na entidade, consegui ao longo desses 4 anos de atividades realizar internamente 27 competições e participar de algumas pela FGFM, tiro de proveito a quantidade de botonista que passaram pela entidade, foi mais de 50 amigos novos que ali conquistei.
Experiência:
Digo que é muito dificil organizar e colocar tudo em dia em uma entidade, as vezes fazemos de tudo para dar tudo certo e sempre algo acontece.
Inesquecível:
As viajens com a gurizada, as confusões, as brincadeiras, os berros nas comemorações dos gols, agora é tudo lembrança.
Assumo as consequências do fechamento desta entidade, mas desde o dia da fundação até o seu encerramento sempre lutei pelo melhor para todos que ali estavam e principalmente para que a entidade fosse reconhecida por todos do meio.
Um grande abraço a todos.