sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Hospital Beneficência Portuguesa

O hospital foi criado em 1857 pela comunidade lusitana quando Pelotas tinha então 45 anos e acompanhou o desenvolvimento do Município.

A instituição pelotense seguiu os modelos de outras Beneficências Portuguesas que se instalavam no País, com o objetivo de amparo às famílias portuguesas. Quando criada, a Beneficência daqui possuía apenas seis leitos e foi inspirada na casa de Porto Alegre, que tinha na cidade de Pelotas em torno de 254 sócios.
Um ano após a fundação, e graças à doação do casal Fontoura de Leitão, a Beneficência Portuguesa começou a se estabelecer no local onde está situada até hoje. Com o crescimento da cidade e do número de sócios, a Beneficência Portuguesa de Pelotas começou a se tornar um local de amparo não apenas da comunidade lusitana, mas para toda a comunidade pelotense.

Passado mais de um século e meio a Beneficência Portuguesa é um hospital de referência não só em Pelotas, mas em toda a região sul do Estado. Atualmente disponibiliza em torno de 220 leitos divididos em sete unidades, UTI de alta complexidade com dez leitos e inúmeros serviços em diversas especialidades.
A Beneficência Portuguesa, possui ainda um plano de saúde, o Saúde Maior, que este ano completou 14 anos de atividades com mais de 15 mil associados e com Pronto Atendimento próprio, que atende também outros convênios.

Em 2010, o Serviço de Nefrologia completou 40 anos de serviços ininterruptos. Além disso, a instituição comemora o início da construção da nova Unidade Cardiológica de Terapia Intensiva, com dez leitos, as reformas do novo refeitório e no Serviço de Prontuário do Paciente (SPP), a modernização da maternidade, a sinalização interna e outras ações de melhorias.


Esta é minha nova casa que completou este ano 153 anos. Desde o dia 22 de setembro sou funcionário, meu setor é a ala São Pedro que é composta de 25 leitos,  recebemos pacientes particulares e convênios.

Esta é a equipe da São Pedro, onde fui muito bem recebido por todos, espero também que todos tenham gostado de minha pessoa. A equipe é composta por Michele, Jéssica, Leandro, Jôse, Dulce, Mari, Rafael e eu.

Nesta foto estão Mari,Lizandra, Michele, Inês, Eu, Leandro, Jéssica e Jôse.

Não posso deixar de falar de nossa chefe  geral da enfermagem Carolina Casalinho que me apoiou em minha contratação e me deixou a vontade para que eu podesse apresentar um bom trabalho, muito obrigado.

Meu abraço hoje vai para todos funcionários do Hospital Beneficiência Portuguesa, em especial para meus colegas da São Pedro.

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria e pela maneira como conseguiu descrever a história e a evolução da Instituição! E como colega, digo seja bem-vindo a casa!

    ResponderExcluir
  2. Olá meu amigo Leandro,

    Obrigado pelas considerações, e como colega de jornada de trabalho espero ficar junto de vcs na São Pedro por muito tempo.

    Grande abraço

    ResponderExcluir